theatroCirco

“Especialistas em Smart Cities partilham estratégias sobre o futuro das cidades”

CM_24052016

“O THEATRO CIRCO é palco da segunda edição do FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis que vai reunir reputados líderes de opinião, decisores e especialistas em cidades inteligentes de Portugal e da Europa.”

“Pelo segundo ano consecutivo, Braga volta a acolher o FICIS (Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentá- veis), iniciativa que hoje e amanhã vai transformar o Theatro Circo num ponto de encontro onde estarão presentes vários dos mais reputados líderes de opinião, decisores e especialistas em Smart Cities de Portugal e da Europa.

Sob o lema ‘Utopia’, numa alusão à obra de Thomas Moore, que comemora este ano o seu 500º aniversário, o FICIS 2016 tem como objectivo o debate e a partilha das mais recentes tendências e inovações que se afiguram capazes de moldar o funcionamento das cidades no futuro próximo.

“Vamos reunir no palco do Theatro Circo massa crítica proveniente de centros de investiga- ção, universidades, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada e transversal dos principais avan- ços para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões e dos municípios”, explica Ana Fragata, directora executiva do FICIS 2016.

A mesma responsável alerta para a importância de envolver o cidadão comum numa discussão sobre o futuro das cidades assente em soluções sustentáveis que garantam impactos positivos significativos.

“Não há cidades inteligentes sem cidadãos inteligentes. A façanha tecnológica, só por si, nem sempre leva aos resultados pretendidos. Há́ maus investimentos em cidades que implantaram soluções que representaram custos, sem as contrapartidas esperadas para a cidade”, considera Ana Fragata. Para discutir temas como a mobilidade sustentável, o ambiente, a governança e a regeneração urbana, o FICIS 2016, onde se estima a presença de cerca de 2500 pessoas ao longo dos dois dias do evento, vai contar com os contributos de responsáveis internacionais da Philips, IBM, INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), Siemens, Schneider Electric, BCSD (Business Council for Sustainable Development) e do CDP (Carbon Disclosure Project).

Entre os oradores nacionais que integram os paineis de oradores do FICIS 2016, destacamse as participações de Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP (Associação Empresarial de Portugal), António Tavares, presidente da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Carlos Magno, presidente da ERC (Entidade Reguladora para a Comunica- ção Social), António Cunha, presidente do Conselho de Reitores e de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.”

in Correio do Minho, 24/05/2016

“Braga recebe especialistas em cidades inteligentes”

DM_24052016

“Braga acolhe, hoje e amanhã, pelo segundo ano consecutivo, o FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis. Esta iniciativa vai transformar o Theatro Circo num ponto de encontro dos mais reputados líderes de opinião, decisores e especialistas em Smart Cities de Portugal e da Europa.

Sob o lema “Utopia”, numa alusão à obra de Thomas Moore, que comemora este ano o seu 500.º aniversário, o FICIS 2016 tem como objetivo o debate e a partilha das mais recentes tendências e inovações que se afiguram capazes de moldar o funcionamento das cidades no futuro próximo.

«Vamos reunir no palco do Theatro Circo massa crítica proveniente de centros de investigação, universidades, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada e transversal dos principais avanços para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões e dos municí- pios», refere Ana Fragata, diretora executiva do FICIS 2016.

A mesma responsável alerta para a importância de envolver o cidadão comum numa discussão sobre o futuro das cidades assente em soluções sustentáveis que garantam impactos positivos significativos.

Para discutir temas como a mobilidade sustentável, o ambiente, a governança e a regeneração urbana, o FICIS 2016, onde se estima a presença de cerca de 2500 pessoas ao longo dos dois dias do evento, vai contar com os contributos de responsáveis internacionais da Philips, IBM, INL (Laborató- rio Ibérico Internacional de Nanotecnologia), Siemens, Schneider Electric, BCSD (Business Council for Sustainable Development) e do CDP (Carbon Disclosure Project).”

in Diário do Minho, 24/05/2016

FICIS ’16